Sobre o GPL

Está aqui

O GPL é uma mistura de propano e butano que é capaz de se liquefazer a uma pressão extremamente baixa. Daí que seja também designado por gás líquido ou gás de petróleo liquefeito (GPL). Esta mistura de gases liquefaz-se a uma pressão somente de 6 a 8 bar (cerca de metade da pressão necessária para uma máquina de café); e no estado líquido ocupa somente 1/260 do seu volume. O gás líquido está disponível como produto derivado do petróleo na refinaria.
O GPL é o combustível mais seguro em circulação nas estradas.
Em Portugal existem cerca de 270 postos de abastecimento de GPL espalhados por todo o país. Pode consultar a localização dos postos de abastecimento no mapa fornecido neste endereço mapa.autogas.pt 
O GPL é ainda mais seguro do que os combustíveis líquidos convencionais, como o diesel e a gasolina. Os depósitos de GPL são muito mais estáveis do que os dos combustíveis convencionais e, além disso, estão equipados com dispositivos de segurança como a válvula de sobre pressão, fusível térmico, válvula de excesso de fluxo e uma válvula limitadora de 80% no abastecimento. A válvula de saída de GPL do depósito é fechada automaticamente quando o motor pára, ou também quando o automóvel é movido a gasolina. Os diversos testes de colisão demonstraram que os automóveis a GPL não representam um risco superior ao dos automóveis convencionais.
Desde 11 de julho de 2013 que todos os carros novos ou transformados a partir dessa data, que sejam movidos a GPL ou gás natural, têm de ter colada no para-brisas dianteiro uma vinheta identificativa de fundo verde deixando de ser necessário o uso do autocolante na traseira do carro.

A vinheta no pára-brisas tem fundo verde (pantone 802c), um filete à volta em branco e letras a branco. As dimensões mínimas são de 40 x 40 mm, o tipo de letra é Franklim Gothic Demi Cond negrito, em maiúsculas com espaçamento normal. As letras devem estar centradas e a vinheta deve ser colocada de forma inamovível e apresentar-se em adequadas condições de conservação. A vinheta deve ser colocada no canto inferior direito do pára-brisas, não sendo permitida a colocação de quaisquer outros carateres ou símbolos, tal como publicidade a uma marca ou oficina. Todos os veículos instalados a GPL a partir desta data terão acesso à nova vinheta após a inspeção e legalização.

Para veículos inspecionados anteriormente a 11 de julho de 2013, terão duas opções: caso queira ter acesso à nova vinheta que lhe dá acesso a garagem e parques subterrâneos, terá de solicitar uma declaração ao instalador e depois realizar nova inspeção GPL. Com a declaração do instalador e com a ficha da inspeção de GPL os proprietários deverá dirigir-se ao IMTT para confirmação e atualização da documentação do veículo. A segunda opção, partindo do princípio que não pretende ter acesso à nova vinheta GPL e consequentemente não poder aceder legalmente a áreas subterrâneas, os proprietários terão de retirar o autocolante atual e colocar um novo autocolante, também este azul mas com outras especificações legais. 
As especificações obrigam a um fundo azul, com um filete branco à volta, letras interiores brancas e letras exteriores em preto. As dimensões mínimas são de 150 x 110 mm e a fonte homologada é Franklim Gothic Demi Cond negrito, em maiúsculas com espaçamento normal. O dístico tem que ser colocado (em papel autocolante) na carroçaria, na metade direita do painel da retaguarda a uma altura ao solo não superior a 1200 mm (em caso de impossibilidade, na metade esquerda nas mesmas condições), sem perturbar os sistemas de iluminação, sinalização, visibilidade ou identificação do veículo.
 
Estes veículos mais antigos que não se submetam a uma nova inspeção continuam a não poder estacionar em locais situados abaixo do nível do solo, nem parques de estacionamento fechados.
 
Em relação ao gás natural, também passa a ser obrigatória uma vinheta no pára-brisas, com as mesmas características da vinheta de GPL, também com fundo branco e 40 x 40 mm.

  

 

Portaria n.º 196-B/2015 

A Galp disponibiliza este simulador de consumos: Simulador

MORADA

  •  Ponte de Eiras - Adémia,
       3020-324 Coimbra                             N40º15'0.89'',W8º26'30.54''

TELEFONES

EMAIL